A Comissão Regional de Enfrentamento à Mineração/ ZM é uma articulação coletiva criada em 2004, é composta por mais de dez organizações e tem apoio de mandados populares de deputados (as), vereadores (as) nessa luta.
É espaço de debate sobre os impactos socioambientais da mineração, articulação, e de pensar estratégias de lutas e resistências contra os avanços da mineração no Território da Serra do Brigadeiro/ Serra dos Puri. Nos reunimos bimestralmente com esses objetivos.
Ontem dia 23 de Maio, aconteceu em Miradouro o terceiro encontro desse ano, contou várias lideranças de representações de municípios e organizações sociais, representantes de mandatos para debater, articular e pensar estratégias nesse desafio do cuidado e defesa do Território.
Neste ano estamos completando 20 anos de lutas e resistências articulação, é um desafio muito grande, muita sedução, enfrentamento do poderio econômico da Empresa – CBA, prefeituras apoiando a empresa, falsas promessas, pressões nas comunidades, ameaças, como aconteceu com Frei Gilberto, franciscano na Paróquia Santo Antônio – Belisário – Muriaé – Diocese de Leopoldina em 19 de fevereiro de 2017. Invasão nas propriedades por representantes da CBA, mas, mesmo assim, continuamos firmes na luta e no enfrentamento.
Nessa luta temos avanços também, a resistências firme de várias comunidades/ lideranças, envolvimento de outros municípios/ paróquias e lideranças na luta, incidência política nas Câmaras Municipais onde foram aprovadas Leis de Proteção aos Recursos Hídricos, elaboração de cartografias Socais nas comunidades.
Atualmente nossa maio preocupação e desafio é não permitir que a mineração avance no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro/ Serra dos Puri e em seu entorno.
Essa luta é nossa! Essa luta é do povo!
Muriaé – MG, 24 de maio de 2024.
CPT – MG – Sub Região Sudeste.