Em Arcos, MG, 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais, na Diocese de Luz. 23/6/2018.

Em Arcos, MG, 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais, na Diocese de Luz. 23/6/2018.

Com entusiasmo, fé na vida e compromisso para agir, na Diocese de Luz, no Centro-oeste de MG, foi realizada a 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais, no município de Arcos, MG, no dia 23 de junho de 2018, das 13 às 17 horas na  Igreja dos Três Reis, Córrego das Almas – Comunidade Imaculada Conceição.  A ação foi acolhida pela Forania de Arcos que envolve também os municípios de Iguatama e Pains.

A Celebração Final da  XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais acontecerá na Diocese de Luz, dia 16 de setembro de 2018, um domingo, em Lagoa da Prata. Com o Tema: “Das Nascentes do São Francisco às Terras da Justiça” e com o lema: “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água” a proposta é provocar uma reflexão para as ações e mudanças necessárias para promover a vida com dignidade e sustentabilidade ambiental.

Como parte da proposta, Padre Aguinaldo G. Pires, anfitrião acolheu a todos com ternura. Logo em seguida, Padre Valter fez um rico momento de oração e reflexão como parte do alimento espiritual.  As orações iniciais foram convergentes no sentido de incentivar e promover a vida com o alimento espiritual para a necessária ação.

Logo em seguida aconteceu a palestra   com o tema “Uso Racional da Água na Agricultura e meio urbano”, realizada pelo professor Émerson Rodrigues Pimentel, Geógrafo e Mestre em tecnologia e sustentabilidade ambiental.

Em seguida, os participantes contaram com a  apresentação do Grupo “Preservando a natureza” –  da cidade de Pains, MG – com a peça teatral “Cuidar é preciso”. A apresentação com crianças, jovens e adultos encantou a todos pelo visual, música e riqueza dos conteúdos.

Estavam presentes os padres de Arcos: Aguinaldo, Ednaldo, Luciano, Joel F. Silva; Adriano W. Silva, de Iguatama; Edson Augusto Teixeira, de Pains; Patrick, de Luz e coordenador diocesano de pastoral  e equipe  que contou com a participação dos presente e animação do coral da Edina.

Os padres falaram aos presentes sobre a mística e espiritualidade da XXI Romaria das Águas e da Terra. Foi comentado que o Bispo Dom José Aristeu vê como espírito profético a Romaria acontecer na diocese justamente no momento de celebração do centenário da Diocese de Luz.

A celebração da Missa foi feita de maneira participativa pelos padres e equipe de liturgia de maneira envolvente, fervorosa e motivadora. O vigário forâneo Padre Edson agradeceu a todos pelo comprometimento e resultados desta etapa destacando as apresentações, o cartaz da XXI Romaria feito pelos leigos da cidade de Arcos e Pains.

Frei Gilvander, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), fez um breve histórico das Romarias e seu papel como elemento de motivação e transformação socioambiental. Frei Gilvander chamou a frente o casal de agricultores familiares Desedino José Soares e Sirlene Soares, da comunidade rural do Sobradinho, que participaram do ofertório com hortaliças e frutas produzidas sem veneno dentro da proposta de agroecologia desenvolvido pela EMATER-MG e Prefeitura Municipal de Arcos.  Na oportunidade, falou aos presentes que aquela família foi a primeira a adotar a irrigação por gotejamento no município de Arcos, o que ajudou a economizar água e aumentar a produção e produtividade e também os primeiros a produzirem hortaliças e frutas agroecológicas que vendem para população local e entregam pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para as escolas municipais. Foram aplaudidos pelo bom exemplo, foco da XXI Romaria.

Vale destacar a participação da comunidade local do Córrego das Almas que ofereceu um variado e rico lanche comunitário, a presença do Halphe Carvalho, ligado as ações da igreja e atual vice prefeito de Arcos.

O momento de culminância acontecerá em Lagoa da Prata no mês de setembro de 2018 no dia 16 de setembro. Até Lá, outras pré-romarias e 1 Semana de Missões (de 9 a 15 de setembro de 2018) acontecerão para que os objetivos propostos sejam alcançados com sucesso.

É fundamental tratar das questões do Grande Rio São Francisco.  A maioria dos municípios da Diocese se encontra na SF1 – primeira Bacia do Rio que pede socorro, com toda sua biodiversidade, em especial sua morte lenta e das suas nascentes, que clamam por socorro, por revitalização.

Todas as Romarias têm, no geral, muitos problemas e reações semelhantes e tem, acima de tudo, como missão ouvir os clamores dos/as camponeses/as, das águas e das terras e como princípio e sustentabilidade da vida.

Iluminados pelo Evangelho de Jesus de Nazaré, inspirados pela Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Si” (Louvado Seja – Sobre o Cuidado com a Casa Comum), façamos da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, um espaço importante de reflexão, de celebração, anúncio, denúncia e posicionamento frente à concentração de terras, a privatização das águas, dos direitos negados aos povos do campo e das cidades. Também anunciamos as conquistas e vitórias do povo organizado, o reencontro com a terra prometida e partilhamos saberes e sabores.

Texto de Zenaido e frei Gilvander. Belo Horizonte, 25/6/2018.