Memória de Victorio “Coco” Erbetta, Mártir das lutas do Povo Argentino

VICTORIO “COCO” ERBETTA

Mártir das lutas do Povo Argentino

ARGENTINA * 16/08/1976

Victorio José Ramon Erbetta Portillo, conhecido como “Coco” Erbetta nascido em 10 de agosto de 1949, em Goya, província de Corrientes, Argentina e viveu desde muito pequeno no Paraná, Entre Rios.

“Coco” era um estudante na Universidade Católica Argentina (UCA). Participou na Ação Católica, foi catequista e membro do Movimento da Juventude Católica. Foi também jogador de futebol pela Universidade Juventude Peronista (JUP).

No ano de 1976 se inicia a ditadura mais sangrenta cívico-militar da história Argentina, “Coco” Erbetta cursava o 5º ano de Engenharia da Universidade e era Presidente do Centro de Estudante.

Devido ao seu profundo compromisso em torno da luta por uma sociedade mais justa e igualitária, ele foi sequestrado por policiais civis à paisana em 16 de agosto do mesmo ano na universidade e levado para o Centro Clandestino de Detenção “Esquadrão de Comunicações”, Regimento de Comunicações Paraná, Argentina.

Na época, os militares emitiram um relatório falso, onde seu caso era desconhecido e alegou um suposta fuga. Atualmente foi preso o ex-oficial da Polícia Federal e ex-funcionários de inteligência civil Cosme Ignacio Demonte, um elemento-chave na implementação de terrorismo de estado em Entre Rios pelo o sequestro de “Coco” Erbetta.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada, a partir de leitura na página dos Mártires Argentino.

Fonte: http://irmandadedosmartires.blogspot.com/