MLB e atingidos pela injustiça urbana (“Chuvas”) lutam em Belo Horizonte, MG, por moradia. Vídeo 1 – 06//02/2020
Dia 06/02/2020, em Belo Horizonte, MG, centenas de pessoas das Ocupações Urbanas e áreas atingidas pela Injustiça Urbana reinante, injustiça revelada pelas chuvas nas últimas semanas em Belo Horizonte e região metropolitana, protestaram diante do Palácio do Governador de Minas Gerais, na Praça da Liberdade, marcharam em todas as ruas da Praça da Liberdade e foram marchando até a Prefeitura de Belo Horizonte à Avenida Afonso Pena. Mesmo debaixo de chuva constante, o povo na arredou o pé da luta e cobrou do Governador de MG, Romeu Zema, e do prefeito de BH, Alexandre Kalil, investimentos em política habitacional séria, idônea e participativa. Não basta reconstruir só o asfalto de BH. É preciso reconstruir as condições de vida de milhares de famílias que perderam tudo: casa, móveis etc. Dos quase 60 mortos em MG a maioria é de Belo Horizonte e região metropolitana. Basta do poder público administrar a cidade priorizando o mercado idolatrado e, com isso, empurrar cada vez mais o povo para áreas de risco. Exigimos governos que de fato governem para quem mais precisa: a classe trabalhadora. Mesmo tendo sido protocolado com vários dias de antecedência Ofício pedindo reunião com o Governo de MG e com o prefeito Kalil, o povo não foi atendido nem no Palácio da Liberdade e nem na prefeitura.
A culpa não é da chuva e nem de Deus. A culpa é dos capitalistas e do Estado que governa segundo os ditames da classe dominante e, por isso, empurra o povo para a cruz do aluguel, para a humilhação que é sobreviver de favor ou em áreas de riscos. Basta de injustiça agrária! Basta de injustiça urbana! Basta de injustiça social!
*Videorreportagem de frei Gilvander, da CPT, das CEBs e do CEBI. Filmagem e edição de frei Gilvander. Belo Horizonte, MG, 06/02/2020.
*Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.