MLB realiza Jornada Nacional de Luta contra a fome, a miséria e a carestia. Em Belo Horizonte, na CONAB.
Hoje, dia 27/08/2021, sexta-feira, está ocorrendo a Jornada Nacional de Lutas do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) contra a fome, a miséria e a carestia. Em Belo Horizonte, estamos na CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), denunciando a política da fome, da morte e do desemprego do Governo Bolsonaro. O nosso país passa por uma grande crise social, econômica, ambiental e sanitária. Além dos quase 600 mil brasileiros e brasileiras que morreram vítimas da COVID-19 e principalmente do genocídio imposto pelo desgoverno Bolsonaro e seus apoiadores, o desemprego tem crescido exponencialmente. Já temos mais de 15 milhões de desempregados/as.
Já são mais de 30 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza e mais de 125 milhões vivendo com insegurança alimentar, ou seja, sem acesso regular e permanente a alimentos, em quantidade e qualidade suficiente para sua sobrevivência. Isso tem acontecido mesmo com o Brasil sendo o principal produtor e exportador de grãos e carne no mundo. Quanto mais agronegócio, mais devastação ambiental e miséria para o povo. Para piorar, vemos um crescente e insustentável aumento dos preços de itens básicos do cotidiano, como os alimentos, o gás de cozinha e o combustível. Mesmo passando por esse caos, as medidas do governo corrupto, fascista e genocida de Bolsonaro não são para ajudar o povo pobre e trabalhador, mas sim para tirar direitos e garantir os lucros dos ricos.
O auxílio emergencial, reduzido pelo governo para apenas R$175 – uma migalha -, não consegue atender a maior parte das famílias que precisam e, mesmo para quem recebe, não é suficiente para as necessidades básicas. Realizamos este ato hoje para denunciar a situação crítica que nosso povo tem vivido e apontar a urgente necessidade de mudanças no governo federal. Bolsonaro representa o governo da fome, da miséria, do desemprego e da morte. O ministro elitista e opressor Paulo Guedes, com sua política anti-povo, não se importa com o descontrole da economia, com o aumento exacerbado dos preços, com a alta das contas de energia. Enquanto isso, milhões de brasileiros/as não têm onde morar, o que comer e onde trabalhar. A situação está muito difícil e, por isso, devemos nos mobilizar contra essa política da fome e do desemprego! A CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) está vinculada ao Governo Federal e, dentre muitas das suas funções, é responsável pela formulação de políticas públicas para regularidade do abastecimento social e apoio aos produtores rurais. Em meio ao estado de calamidade que vive o povo brasileiro, com milhões sobrevivendo sob insegurança alimentar, a CONAB, responsável pelo abastecimento social de famílias que mais precisam, incluindo indígenas e quilombolas, corre o risco de ser privatizada pelo ministro Paulo Guedes e Bolsonaro e seus programas sociais acabarem.
Diante dessa crise, é necessário que a CONAB seja atuante, com o compromisso e a responsabilidade de executar políticas e ações para combater a situação de vulnerabilidade que vive a maioria da população brasileira. É preciso superar a insegurança alimentar das mais de 125 milhões de pessoas e com o nível de extrema pobreza do país. A CONAB não pode ser privatizada pelo Governo Federal e deve se responsabilizar pela garantia de comida na mesa dos cidadãos e cidadãs brasileiros/as. “É melhor morrer na luta do que morrer de fome!”, bradava Margarida Alves antes de ser assassinada por latifundiários. Contra o governo da fome e do desemprego! Fora Bolsonaro!
Assina esta Nota:
Movimento de luta nos Bairros, Vilas e Favelas
Apoio de: Comissão Pastoral da Terra – CPT/MG – e Unidade Popular
Depois de longas conversas entre o MLB e a diretoria da CONAB, saímos hoje, 27/8/2021, do ato com mais um exemplo de que só conquista quem luta.
A política anti-povo de Bolsonaro e Paulo Guedes não se importa com o descontrole da economia, com o aumento exacerbado dos preços dos alimentos, com a alta das contas de energia e muito menos com o povo trabalhador. Em meio ao estado de calamidade que vive o povo brasileiro, com milhões vivendo sob insegurança alimentar e abaixo da linha pobreza, Bolsonaro e Paulo Guedes continuam sem tratar a questão da fome no país. Por isso, reforçamos a necessidade do governo federal executar políticas e ações para combater a situação de vulnerabilidade que vive a maioria da população brasileira.
Denunciamos a fome que assola grande parte das famílias pobres do país! E, por isso, entendemos a importância da CONAB para o abastecimento social e garantia da seguridade alimentar dessas famílias. Essa é uma necessidade urgente!
Com a luta de hoje e através da CONAB e da rede de apoio que se formou, conseguimos três vitórias. A primeira é a garantia de cestas básicas para todas as famílias que participaram do ato. A segunda é a proposta de ação emergencial para envio de alimentos da agricultura familiar do interior de MG para as ocupações urbanas de Belo Horizonte, até o próximo mês. E por último, o estudo de projetos conjuntos entre o movimento e a companhia para garantir de forma contínua o abastecimento das famílias das ocupações urbanas pelo programa de agricultura familiar da CONAB.
Mais uma vitória do povo! Só conquista quem luta!
MLB essa luta é pra valer!