Nota da Associação Ecológica de Defesa dos Picos Três Irmãos, de Tejuco, em Brumadinho, MG
Vimos agradecer muitíssimo mais uma vez pela audiência pública na Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pois foi a primeira vez que a Comunidade do Tejuco, em Brumadinho, MG, esteve no centro das discussões políticas do Estado de Minas Gerais.
Essa audiência apenas foi possível pelas cobranças da Associação de Defesa da Serra dos picos Três Irmãos (antiga Comissão pela Água), do Tejuco, e pelo apoio e participação ativa da comunidade. Na audiência, denunciamos o descaso e a omissão das autoridades públicas para com a comunidade. Denunciamos a contaminação das crianças e adultos por metais pesados, consequência da mineração devastadora da mineradora Vale S/A e outras mineradoras.
Denunciamos, também, o avanço da mineração sem limites (pilha de rejeitos da mineradora Mineral do Brasil, linha de transmissão e nova mineradora na Serra dos picos Três Irmãos) dentro de uma comunidade que já sofre tanto com a mineração.
Exigimos que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) COPASA seja anulado ou revisto para garantir que:
1. A COPASA não seja implementada no Tejuco e a Vale S/A pague pela reparação integral da água nossa que ela contaminou;
2. As nascentes sejam protegidas por lei;
Como encaminhamento foi tirado solicitação para que o TAC COPASA seja revisto ou, ainda, que novo TAC seja firmado garantindo reparação integral para comunidade do Tejuco. Além disso, conseguimos o compromisso da deputada Estadual Andréia de Jesus que a Comissão de Direitos Humanos vai acompanhar de maneira permanente todas as violações de direito das pessoas do Tejuco, independente de onde essa violação chegar (mineradoras, políticos locais, etc.).
A Associação de Defesa Ecológica da Serra dos picos Três Irmãos segue como instrumento de luta por direitos, à disposição.
Tejuco, Brumadinho, MG, 25 de abril de 2023