Nota Pública – Comunidade do Aranha / Brumadinho – Em defesa das nossas crianças – urgência: contaminação de metais pesados!
Em defesa das nossas crianças – urgência: contaminação de metais pesados!
Nós, mães e pais das crianças da comunidade do Aranha, distrito rural de Brumadinho, nos manifestamos por meio desta nota, informamos às demais comunidades que vivem nossa luta e a sociedade em geral, da situação que vivemos.
No início do ano de 2022, fomos informados dos resultados da pesquisa da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apontaram altos índices de metais pesados nas nossas crianças – em especial, e isso é o que mais nos preocupa – mas os altos índices estão em grande parte da população do Aranha e de outras comunidades da região, atingidas pelo crime da mineradora Vale.
Depois de tanto tentar entender o que está acontecendo, podemos afirmar: estamos em contato diário com os metais pesados contaminantes. Entretanto, para nossa tristeza e indignação, nada foi feito de providências urgentes pelo poder público, muito menos pela mineradora Vale.
Nossas crianças nos questionam ao ver as propagandas da Vale nos horários nobres da TV, gastando muito dinheiro com propaganda e aqui vivemos o drama de ver nossos filhos contaminados. Nem mesmo na Escola Municipal, nesta situação de urgência, temos abastecimento de água mineral, livre de contaminantes.
É comum acontecer de casas serem abastecidas com água de cor escura, como também crianças com diarreia e vômito, como ocorreu na Escola Municipal dias atrás.
Desde o dia 10 de maio, por meio da Carta do Aranha, pedimos reunião e audiência com o poder público – as instituições que firmaram acordo com a Vale, dentre outras instâncias, mas até agora não tivemos nenhuma reunião, nenhuma audiência com a comunidade.
Queremos definir o futuro de nossas crianças e da nossa comunidade. Não é justo nossos direitos não serem respeitados, nem mesmo sermos consultados sobre o nosso futuro e dos nossos filhos. Não queremos mais ser tutelados, temos capacidade de apontar e construir soluções para a nossa comunidade.
Queremos participar da construção do nosso futuro.
Queremos medidas urgentes para proteção das nossas crianças.
Chega de injustiça!
Grupo de mães e pais da comunidade do Aranha apoiados pela Associação Comunitária.
Aranha, 09 de setembro de 2022.