O Documentário “O CORAÇÃO DA DIVISA” SERÁ EXIBIDO NA TV REDE MINAS. ACOMPANHEM!
O documentário “Coração da Divisa” será exibido sexta-feira, dia 30/04/2021, a partir das 23 horas, no Programa Faixa de Cinema da TV Rede Minas. Serão exibidos os filmes: “O maior trem do mundo”, de Júlia Pontes; “Coração da divisa”, de Pedro Faria e Rurian Valentino; “O povo constrói”, da Rupestre Filmes; “Inabitável”, de Loic Ronsse; “À cura do rio”, de Mariana Fagundes. São filmes que abordam os impactos da mineração para o meio ambiente e a sociedade. Essa é uma programação especial sobre meio ambiente no Brasil que está sendo exibida durante este mês de abril às sextas-feiras.
O documentário “Coração da Divisa” fala sobre a história da Comunidade Tradicional Agroextrativista e Artesã Cabeceira do Piabanha, comunidade certificada como tal pelo governo do estado de Minas Gerais. A comunidade luta contra os interesses de fazendeiros e da mineradora Nacional de Grafite. No centro dessa disputa está não só a luta pela permanência do modo de vida e do território da comunidade tradicional. As famílias da comunidade lutam para manter vivo o complexo hídrico do Parque Estadual Alto Cariri, em Salto da Divisa, no Baixo Jequitinhonha, MG. A região abriga dezenas de nascentes de água potável que alimentam o córrego Piabanha, principal curso d’água perene do município. Há mais de 70 anos, o patrimônio hídrico e ambiental é protegido pela comunidade. Além de abrigar diversas fontes hídricas, a região também possui grandes jazidas de grafita. Estes são os principais fatores que tornaram a comunidade alvo constante do interesse de empresas mineradoras. Coagidas e ameaçadas, famílias foram forçadas a deixar a comunidade onde viviam há muitas décadas.
A produção do Documentário CORAÇÃO DA DIVISA é uma parceria entre a Rupestres Filmes, a Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG) e o Instituto Direitos Humanos (IDH) de Minas Gerais. Convidamos todos e todas para assistirem a programação da Rede Minas nesta sexta-feira, 30 de abril de 2021, às 23 horas. Não percam!