Ocupar, resistir! Depois de 24 horas na porta da Prefeitura, Izidora conquista reunião com prefeito de BH, Kalil! Nota pública.
Os dias 19 e 20 de março de 2018 foram de muita luta para as ocupações da Izidora. Após a omissão da prefeitura de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais para reconhecer as 3 ocupações da Izidora (Rosa Leão, Vitória e Esperança) como três grandes bairros populares e implantar concretamente água, luz, escolas, postos de saúde, regularização fundiária, as moradoras e os moradores se viram obrigados a ocupar a porta da prefeitura para conseguir marcar reunião com o prefeito Alexandre Kalil (PHS).
Durante 24 horas pessoas idosas, crianças, mulheres e homens permaneceram debaixo de sol e chuva, sem alimentação, perdendo dia de serviço e aula, resistindo à constante intimidação da Polícia Militar e a chuva. Apesar de Kalil ter prometido abertura e diálogo com as ocupações, desde o ano passado as ocupações tentavam agendar reuniões através de diversos canais e não conseguiam. Kalil só respondeu hoje às 10 horas da manhã, depois de muita pressão do povo, quando a resistência já era grande, o caso ganhava repercussão, a imprensa estava presente e havia a interlocução da vereadora Aurea Carolina (PSOL). A reunião ficou agendada para quarta-feira 28 de março, às 10 horas da manhã.
Nesses 2 dias de muita resistência recebemos fortes apoios de outras ocupações, como Vicentão e Carolina Maria de Jesus que também lutam por regularização fundiária. Permaneceremos unidas e na luta até que nossos direitos sejam garantidos! Mexeu com uma, mexeu com todas!
E por fim avisamos Kalil, Pimentel, Guarda Municipal, PMMG e qualquer político ou empresário que não adianta tentarem nos intimidar e humilhar, vamos conquistar na lei ou na marra a completa regularização fundiária de nossas casas na Izidora.
Com luta e com garra a casa sai na marra! Marielle presente! Fora Temer!
Resiste Izidora!
Assinam essa nota:
Coordenações das ocupações Vitória, Esperança e Rosa Leão
Coletivo Margarida Alves
Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)
Brigadas Populares
Contatos para maiores informações:
Ocupação Rosa Leão
Ocupação Vitória
Ocupação Esperança
Coletivo Margarida Alves
CPT/MG
MLB (994866845)
Brigadas Populares